Sunday 29 April 2018

Charles Bukowski, Fingernails; Nostrils; Shoelaces

Charles Bukowski foi um escritor de origem alemã, mas que toda a sua vida viveu nos Estados Unidos, que nas suas obras criticava o mundo e as pessoas.Era sem dúvida um revolucionário para a sua época, uma pessoa que pensava muito diferente e é por isso que a sua escrita é tão interessante e agradável de se ler, deixando-nos sempre com um sentimento de raiva pela sociedade que ele crítica que acaba por ser a nossa própria, na qual nada fazemos para mudar. Tem um estilo muito próprio quando escreve, utiliza frases curtas e simples cheias de ironia, sarcasmo e muita comparação. No poema, " Fingernails; Nostrils; Shoelaces" é um claro exemplo do referido anteriormente, a temática presente no poema, é das que Bukowski mas fala nas suas obras, é a crítica a uma "sociedade maquinizada" que vive numa rotina e não procura ser diferente daquilo que a sociedade considere ser o correcto. Por outro lado,  outra temática abordada no poema é a crítica da estupidez e futilidade humana.



Após a leitura cuidado do poema qual é que é a melhor forma de vivermos a nossa vida, segundo o autor? e ainda, qual é que poderia ser uma possível interpretação dos últimos três versos?

1 comment:

  1. "everyday should be a miracle instead / of a machination" aponta para um desejo ao retorno da humanização do individual. Ao longo do poema o sujeito poético procura, pela cidade, uma resposta ou um sinal que prove que ainda existem reminiscências de um mundo orgânico e natural (puro). Contudo, depara-se com um panorama quase apocalíptico onde foram reunidas toda a maldade e sujidade humana. Esta é uma perspectiva desesperançada do mundo que apesar de ser crítica da sociedade contemporânea não projecta qualquer tipo de desejo ou de força para uma mudança, apenas a própria estagnação e permanência num estado de constante desolação.

    ReplyDelete