Sunday 25 March 2018

Questões de investigação para o trabalho final individual


Deverão escolher uma destas (ou outra à vossa escolha que seja previamente conversada com a professora, ou ainda uma combinação de perguntas a negociar...) e trabalhá-la em relação a pelo menos três textos. Os tópicos e textos devem estar escolhidos a 30 de Abril e no dia 7 de Maio deverão entregar um plano de trabalho com uma bibliografia comentada (duas páginas). No dia 23 de Maio, trarão pelo menos três páginas de texto escrito em esboço para discussão e revisão de pares. O trabalho final será entregue até ao dia 4 de Junho, impresso, no meu cacifo, e terá um máximo de 2000 palavras, excluindo bibliografia.

1.       Que podemos extrair da relação com o estrangeiro ou com hóspedes (in)desejáveis nos textos estudados?

2.       Como interpretar a sede de viagem (wanderlust) nas obras estudadas e como se concretiza esta? (a viagem é de crescimento / revelação / evasão…)

3.       Em que sentido(s) manifestam os textos uma visão desesperançada do mundo contemporâneo?

4.       Como é tratado o problema da transmissão de uma ideologia norte-americana no enquadramento geopolítico?

5. Como se manifesta a perspetiva sobre épocas anteriores (pensar no espetro entre nostalgia e revisionismo?)

6. Que transformação sofre a imagem do feminino ao longo dos textos estudados, e como se relaciona esta mudança com outros aspetos de identidade potencialmente oprimíveis (pensar nos Estudos de Interseccionalidade)? 

7. Que ansiedades masculinas (idem, ver 6)?

8. Qual o papel da liminalidade e da ruptura de limites e fronteiras nos textos estudados?

9. Quais os propósitos da reflexividade / metaliterariedade nos textos estudados?

10. Que textos podem ser considerados histórias de formação e o que depreendemos do desenlace em relação a alguns princípios ideológicos da formação identitária dos EUA ("self-made-man", perseguição da felicidade, Destino Manifesto)

11. Que papel é atribuído ao avanço tecnológico e como se intersecciona com as categorias identitárias de género, etnia, classe, orientação sexual, credo religioso, posição intercultural, etc.?

12. Que perspetiva nos trazem os textos para a discussão de assuntos como apropriação cultural ou political correctness?

13. Qual a representação, o lugar e a reflexão sobre o trabalho nas obras literárias estudadas?


14. Como podemos retraçar o binómio natureza/sociedade nestes textos e que ilações se podem daí retirar a nível ambiental?

15. Que construções de realismo encontramos nos textos estudados e qual o seu papel transformativo sobre a realidade?

16. Que representações de multilinguismo (heterolinguismo) encontramos nos textos estudados e como servem a caracterização e a problematização da interculturalidade?


No comments:

Post a Comment