A model commentary to Cormac McCarthy's quotation (The Road, 2007), courtesy of Maria Inês.
O excerto apresentado pertence a uma
fala da personagem Ely num momento em que este questiona duas noções bastante
importantes na literatura e pensamento americanos que se encontram
interligadas. Primeiro, o conceito do “amanhã/manhã” como espaço de recomeço e
possibilidade. Segundo, a ideia de que cada indivíduo no espaço americano
importa e que pode realmente fazer a diferença, “It didn’t even know they were
there.” Desta forma, dois importantes conceitos são questionados através da
personagem Ely.
Esta desconfiança e questionamento
de grandes narrativas, típicos do pós-modernismo, podem ser encontrados em
outras obras da literatura pós-modernista americana como, por exemplo, “This
Property is Condemned” de Tennessee Williams. Nesta obra, o tema da mobilidade
e fluidez social, da moralidade e inocência sulistas, e dos fortes valores
familiares são questionados ao sermos brevemente apresentados a Willie e à
história da sua família, condenada a viver numa propriedade onde qualquer
oportunidade de mudança acaba frustrada.
Um outro exemplo, em que a Verdade é
relativizada, é no conto “Recitatif” de Toni Morrison. Onde a narrativa é
condicionada pela percepção de quem a constrói, mostrando que não existe uma
única Verdade, mas diversas Verdades. Neste conto, o mesmo evento é relatado
cinco vezes distintas, sempre de forma diferente, acrescentado ou alterando
certos detalhes, demonstrando como o passado é apenas uma narrativa construída
subjectivamente.
Por fim, um outro exemplo literário,
que explicitamente questiona as narrativas construídas em volta do passado, é o
texto “After Life” de Joan Didion. Nesta “memoir”, Didion expõe a natureza
duvidosa/incerta do passado que constrói, colocando o leitor numa posição em
que este(a) se encontra consciente de que a narrativa apresentada é uma
construção profundamente marcada pela experiência emocional da autora dos
eventos relatados. Esta “re-evaluation of and a dialogue with the past in the
light of the present” (Hutcheon, 1988) é tornada clara no texto de Didion
através da utilização de expressões de modalização e metalinguagem, “I
considered adding these words” (Didion, 2005).
Para concluir, no excerto
apresentado, o mesmo questionamento proveniente de uma atitude de relativização
e desconfiança perante grandes narrativas pode ser encontrado, pois duas
importantes noções para a construção da América como conceito estão a ser
questionadas. Tal como nas três obras já mencionadas, Cormac McCarthy utiliza o
conceito do “amanhã” para o subverter, assim como desacredita a ideia da
excepcionalidade e potencialidade do indivíduo nos EUA.
Nota: O
excerto citado de Linda Hutcheon provém da sua obra A Poetics of Modernism (1988).
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